sábado, 18 de abril de 2009

Informações sobre Tartarugas!


A tartaruga mais comum encontrada em lojas de aquários de peixes é a Trachemys scripta elegans cuja característica mais marcante é a presença de manchas laterais vermelhas na cabeça . Elas são originárias de regiões pantanosas do sul dos Estados Unidos e são importadas diretamente de lá, onde são criadas em cativeiro para a venda dos filhotes. Existe uma outra tartaruga aquática, parecida com esta, porém sem as manchas vermelhas, que é a Trachemys dorbignyi originária de rios e lagos do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina que tem sua comercialização proibida no Brasil.
O tamanho do aquário depende do tamanho da tartaruga, para tartarugas recém-nascidas tão pequenas quanto uma caixa de fósforo, um aquário de 30 cm x 20 cm x 20 cm é suficiente. É necessário um local seco com rampa para que possam sair da água. A profundidade da água deve ter no mínimo o mesmo comprimento da tartaruga, de modo que ela consiga ficar em pé dentro d'água. Não tampe o aquário com vidros porque o ambiente ficará demasiado úmido para as tartarugas, podendo provocar doenças. Tartarugas não convivem bem com peixes, elas cedo ou tarde vão acabar matando-os porque é assim que vivem na natureza.
Crescem pelo menos 3 cm por ano.
Vivem em média 40 anos na natureza, e a causa da morte normalmente é devido a predadores ou pela destruição do seu habitat. Mas em cativeiro podem chegar até 100 anos, desde que mantida em condições adequadas.
A identificação do sexo só é possível quando adulto, aos 5 ou 6 anos. A fêmea é maior, podendo chegar até 30 cm de comprimento e tem a parte inferior da carapaça ( plastrão ) ligeiramente convexa de modo a fornecer mais espaço aos ovos. O macho alcança de 20 a 25 cm e tem a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui as garras das patas dianteiras bem maiores que a da fêmea e a parte inferior da carapaça é reta ou ligeiramente côncava para se ajustar melhor em cima da fêmea. A cloaca do macho situa-se a 2/3 da distância entre o começo da cauda e a carapaça, enquanto que da fêmea é bem próximo à carapaça. Às vezes é dito durante a compra da tartaruga que ela não irá crescer muito em um aquário pequeno. Normalmente isso é dito para não "afugentar" o comprador, já que a tartaruga só não irá crescer, se morrer...
Não possuem dentes, mas sim uma forte mordida .
Devem comer dentro da água para não engasgar.
Não deve ser usada como brinquedo pelas crianças. Não são tartarugas Ninja !
A alimentação básica é a industrializada, comprada em lojas de animais (como Tetra ReptoMin, Tetra Gammarus, etc..), já que contém todos os nutrientes necessários, como cálcio, que é importante para a constituição da carapaça. Mas tartarugas na natureza comem de tudo ( onívoros ), e deve-se tentar dar também vegetais como alface, espinafre, cenoura etc... Também comem pequenos animais como minhocas, camarão, peixes, etc... Alimente-as todo dia, mas não se preocupe se você for fazer uma viagem até três semanas, elas podem passar esse período sem comer. No inverno comem menos.
Use iluminação natural. Necessitam de exposição ao sol todo dia. A luz do sol, além de prevenir fungos, ajuda a sintetizar a vitamina D3 que também é importante para o metabolismo do cálcio para a carapaça. Deixe o aquário próximo a uma janela de modo que possa receber diretamente raios de sol, de preferência sem atravessar vidros, já que estes filtram raios ultra-violeta. Se o aquário for pequeno cuide para que a água não aqueça demasiadamente com o sol. Caso seja utilizado iluminação artificial todo tempo, é necessário lâmpadas especiais que forneçam todo o espectro da luz, incluindo ultra-violeta, essas lâmpadas são vendidas no exterior e não é fácil encontrá-las no Brasil. Uma lâmpada adequada para aquário de tartarugas chama-se VitaLite. As lâmpadas conhecidas como Pro-Lux ou Gro-Lux são usadas mais em aquários de peixes para desenvolver as plantas, não sendo adequadas para tartarugas porque tem pouco rendimento de ultra-violeta, fornecendo mais luz vermelha, que não é suficiente.Mas lembre-se : suas tartarugas viverão muito melhor e mais felizes se puderem tomar luz do sol todo dia.
São animais de sangue frio, isto é , a temperatura de seu sangue varia de acordo com a temperatura do ambiente. Respiram unicamente através de pulmões, logo não podem permanecer muito tempo em baixo da água. Possuem visão e audição muito apurada, podendo perceber a presença de pessoas a muitos metros de distância. Apresentam bico, como as aves. As tartarugas d'água são répteis da ordem dos testudíneos e da família dos Emydidae. São consideradas autênticas sobreviventes da pré-história, já que se retornamos 200 milhões de anos no tempo, muita pouca diferença será encontrada entre as tartarugas pré-históricas e as tartarugas atuais. Os dinossauros foram extintos, mas as tartarugas não!
É importante que o aquário seja mantido limpo. Para ajudar na limpeza utilize filtro de maior potência possível. Há varios tipos de filtros, mas o submersos são os mais comuns para aquários de tartarugas. A troca total da água do aquário depende do filtro, mas é recomendado uma vez por semana pelo menos. Tartarugas sujam mais o aquário que peixes.
O aquário de tartarugas não precia ter decoração como aquário de peixes. Não há necessidade de areia, cascalho ou pedras pequenas no fundo. É melhor manter o fundo liso para facilitar a limpeza. Além disso, tartarugas tem tendência a engolir o que aparece pela frente, até mesmo areia, podendo engasgar e morrer em poucos dias. As Lojas às vezes decoram excessivamente o aquário de tartarugas para atrair compradores.
Apesar das tartarugas poderem hibernar, a temperatura ideal deve estar entre 24 - 30 C, é importante uso de aquecedor para regiões frias. Use aquecedor com a relação de 1 Watt para cada litro de água.
Hibernação : Se as tartarugas são criadas em regiões quentes nunca hibernarão. Em regiões frias, se forem mantidas dentro de casa com aquecedor e lâmpada elas permanecerão ativas todo o ano, apesar da tendência de se comer menos no inverno. Mas se as condições forem propícias elas poderão hibernar ou ficarão menos ativas e comerão muito pouco. Durante a hibernação os processos do corpo são mais vagarosos, a digestão cessa, a circulação é reduzida e as defesas imunológicas diminuem, devido a isso não deixe tartarugas doentes ou machucadas hibernarem. As tartarugas hibernam tanto fora como dentro da água ( mais comum ), elas procurarão um local abrigado para se esconder e ficarão lá por um longo tempo. Tartarugas hibernando fora de casa em regiões frias podem morrer rapidamente se colocadas bruscamente em ambientes quentes. Hibernação de répteis é diferente de hibernação de mamíferos no sentido fisiológico da palavra. O termo mais correto talvez seja "invernar". Tartarugas originárias de regiões tropicais não hibernam, mas a tartaruga de água em questão é originária da América do Norte onde há invernos rigorosos.
Se as tartarugas são mantidas em boas condições dificilmente adoecem. Mas uma das doenças mais comuns são os fungos que parecem com pequenas bolinhas brancas de algodão grudadas na pele, nesse caso as lojas vendem remédios específicos como Tetra sulfa Bath e Tetra RidRot. Tartarugas que ficam fora d'água à noite provavelmente estão doentes. As tartarugas eliminam constantemente escamas da carapaça e pele, o que não deve ser confundido com doenças. Às vezes tartarugas são compradas em péssimo estado e com "stress" devido às condições na loja e ao transporte dos EUA, podendo ocorrer de praticamente não estarem comendo nada por muito tempo e continuarem assim até morrer. Doenças mais comuns : respiratórias (pneumonia), pálpebras inchadas e carapaça mole. Veja mais informações
Tartarugas suportam bem água com cloro proveniente de sistema de tratamento municipal, logo não é necessário deixar a água para reposição em repouso por um dia como ocorre com aquário de peixes.
Não use produtos químicos para eliminar algas verdes no aquário. Remova algas apenas com escova e pela troca da água. Algas verdes, apesar de não dar uma aparência boa ao aquário são sinal de que tudo está OK.
Como qualquer outro animal ou pessoa, tartarugas carregam toda sorte de bactérias. Sempre se deve lavar as mãos após manuseá-las e evite qualquer contato do aquário com objetos da cozinha para não contaminar alimentos. Em alguns casos transportam bactérias do gênero Salmonela que podem provocar diarréia, vômito e náusea. Pessoas com defesas imunológicas em formação, como crianças até 5 anos, ou defesas imunológicas enfraquecidas, como mulheres grávidas e idosos, são mais sujeitas a contaminação e não devem manuseá-las ( veja Salmonella Infecção e Salmonella Contaminação ).A bactéria Salmonela está presente nas tartarugas mais novas (carapaça menor que 10 cm). Nos Estados Unidos é proibido a comercialização de tartarugas de água menores que 10 cm desde o ano de 1975, os criadores de tartarugas Americanos estão investindo para tentar erradicar a Salmonela e terminar com a proibição ( veja Salmonella Erradicate e Four Inch ).
Ponha uma tela sobre o aquário em local onde haja gatos ou aves.